Sob pressão, governo federal anuncia reajuste no piso para professores da educação básica em 33,24%
27/01/2022 13:36 em Notícias Informativas

por Ernando Coutinho, da redação da terra fm

O governo Bolsonaro resolveu reajustar o piso dos professores da educação básica em 33,24%. A Casa Civil, o Ministério da Economia e o Ministério da Educação articulavam um reajuste bem menor, de 7,5%.

Pressionado por parlamentares de vários partidos ligados à área da educação, por sindicatos e professores, bem como pela ameaça da judicialização do reajuste, fez com que governo federal não assumisse o custo político de dar um percentual de reajuste menor.

O novo piso passa a valer em maio e deve ser publicado em Medida Provisória ainda neste mês. Ao ser aplicado o percentual de 33,24%, o piso salarial nacional dos professores vai de R$ 2.886 para R$ 3.845.

A antiga lei do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb), substituída por uma nova versão aprovado no fim de 2020, ampara o reajuste de 33,24% defendido pelos professores.

Normalmente, em janeiro de cada ano, o Ministério da Educação estabelece o percentual de reajuste do piso dos professores. A partir da Medida Provisória, os governos estaduais e municipais devem atender essa determinação e cumprir o piso salarial dos professores.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!