Offline
Herpes genital afeta 1 em cada 5 jovens, aponta OMS
Notícias Informativas
Publicado em 25/12/2024

PHARMALAB CLINICA: EM BREVE INAUGURAMOS A CONSULTPHARMA

APOIO: ALB-SECCIONAL CAP. POÇO

 

Herpes genital afeta 1 em cada 5 jovens, aponta OMS

O estudo revela 42 milhões de novos casos. Especialistas destacam impacto na saúde mental e aumento do risco de transmissão do HIV.

Um estudo recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que cerca de 846 milhões de pessoas, ou uma em cada cinco entre 15 e 50 anos, vivem com herpes genital no mundo. Publicado na revista científica Sexually Transmitted Infections, o levantamento analisou dados de 2020 e mostrou que o tipo 2 do vírus do herpes simples (HSV-2) continua sendo a principal causa de úlceras genitais, embora o tipo 1 (HSV-1), mais associado à infecção oral, também esteja se tornando relevante.

Os dados indicam que em 2020 ocorreram 42 milhões de novos casos da doença, o equivalente a uma pessoa infectada por segundo. Além disso, 25,6 milhões de pessoas adquiriram HSV-2, somando-se aos 519,5 milhões já infectados.

A herpes genital, que não possui cura, pode ser transmitida sexualmente ou por contato direto, e seus sintomas incluem surtos de bolhas e úlceras nos órgãos genitais. A doença também está relacionada a um risco três vezes maior de infecção pelo HIV.

De acordo com o pesquisador Laith J. Abu Raddad, da Universidade Cornell, a busca por uma vacina eficaz é fundamental para combater a propagação e os impactos da herpes. “A infecção impacta relacionamentos e saúde mental, além de sobrecarregar o sistema de saúde. Uma vacina seria uma solução significativa”, afirma.

Anualmente, os custos globais de tratamento chegam a 35 bilhões de dólares (cerca de R$ 215 bilhões). Enquanto isso, o uso de preservativos e medicamentos antivirais são as principais ferramentas para reduzir a transmissão.

 

Comentários