CARLOS FERREIRA : QUES E PORQUES
27/01/2024 14:19 em Notícias Informativas

Direto da Redação da Rádio Terra FM

 

O futebol como todo e qualquer outro segmento vem sofrendo evolução, tanto tecnicamente como administrativamente.

Evolução do Futebol
A: A evolução do futebol ao longo do tempo é um processo fascinante que envolve mudanças significativas nas regras, táticas, técnicas, estrutura organizacional e até mesmo na cultura que envolve o esporte.
Vamos explorar algumas das principais áreas em que o futebol evoluiu:
1. Regras do jogo: As regras do futebol foram estabelecidas oficialmente em 1863, com a fundação da Football Association (FA) na Inglaterra. Desde então, houve várias alterações nas regras, incluindo a proibição de passes para trás para o goleiro com as mãos, a introdução do cartão amarelo e vermelho para punir faltas, a adoção do sistema de árbitro assistente de vídeo (VAR) e muitas outras mudanças para melhorar a justiça e a fluidez do jogo.
2. Táticas e estratégias: O futebol evoluiu do tradicional "kick and rush" (chutar e correr) para táticas mais sofisticadas e estruturadas. O conceito de marcação individual foi substituído por marcação zonal e a estratégia de jogo se tornou mais centrada na posse de bola, no jogo combinativo e em movimentações táticas coordenadas. Houve uma maior ênfase na análise de dados e no uso de tecnologia para aprimorar as estratégias de jogo.
3. Desenvolvimento físico dos jogadores: Os jogadores de futebol estão se tornando cada vez mais atléticos e fisicamente preparados. A compreensão sobre a importância do treinamento físico, nutrição e recuperação tem avançado significativamente, resultando em jogadores mais fortes, rápidos e resistentes. Além disso, o estudo da ciência do esporte tem levado a um melhor entendimento dos aspectos fisiológicos e biomecânicos envolvidos no desempenho dos jogadores.
4. Globalização do futebol: O futebol se tornou um esporte global, alcançando os quatro cantos do mundo. Aumentou o nível de competitividade e a diversidade de estilos de jogo. Jogadores de diferentes países e culturas contribuem com suas habilidades e influências para a evolução do esporte. O futebol se tornou um fenômeno cultural, conectando pessoas de diferentes origens e promovendo a cooperação internacional.
5. Tecnologia no futebol: A introdução da tecnologia no futebol teve um impacto significativo em áreas como o sistema de arbitragem por vídeo (VAR) e analítica de dados. O VAR melhorou a precisão das decisões de arbitragem, reduzindo erros cruciais. A análise de dados tem fornecido insights valiosos sobre o desempenho dos jogadores e equipes, auxiliando no planejamento tático e no recrutamento de talentos.
Essas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais o futebol evoluiu ao longo dos anos. O esporte continua a se adaptar e se desenvolver, impulsionado por avanços técnicos, científicos e culturais. A evolução do futebol reflete não apenas as mudanças no jogo em si, mas também a transformação da sociedade e dos valores associados ao esporte mais popular do mundo.
Foi com esses conhecimentos, e por ser um dos ícones do jornalismo e comentarista de futebol que, Carlos Ferreira, do Grupo Liberal (TV), fez duas brilhantes palestras em Ourém e Capitão Poço.
Chamou a atenção para o que,  a cada dia vem sendo empregado no futebol com o intuito de profissionalizar atraves do emprego tecnológico e administrativo.
Como aconteceu com a Revolução Francesa, com o advento da Internet e, hoje com o boom da Inteligencia Artificial (IA), os avanços que suprem a própria inteligencia humana, cada um em sua época, tras- nos uma verdadeira quebra de paradigmas, fazendo com que o ser humano ultrapasse seus limites, principalmente com o uso tecnológico como GPS, etc.
É o mundo em que vivemos, é o momento que nós seres humanos, nos surpeendemos.

COMENTÁRIOS