O que é síndrome do pânico?
09/01/2024 07:11 em Notícias Informativas

PHARMALAB CLINICA: A SUA FONTE DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE

 

A síndrome do pânico é um transtorno que desencadeia crises de ansiedade repentina e intensa, acompanhadas por sintomas físicos como uma forte sensação de medo ou desespero, mesmo quando a pessoa não está diante de perigo ou ameaça.

Durante esse momento, vários neurotransmissores relacionados à reação de luta ou fuga são disparados no cérebro. Isso acontece pois o corpo envia um estímulo ao hipotálamo, uma região do cérebro, que amplia a sensação de adrenalina e outras substâncias. Isso, por sua vez, resulta em sintomas como pupilas dilatadas, batimentos cardíacos e respiração acelerados.

Além dos sintomas físicos, também se sente um medo intenso, desespero e uma sensação de perda de controle. Por não saber o que está acontecendo, a pessoa acredita que pode estar tendo um ataque cardíaco ou um AVC.

Quando essas crises são frequentes e sem um fator desencadeante, estamos diante de um transtorno ou síndrome do pânico. Com o tempo, a pessoa passa a temer sofrer essas crises em locais onde seria difícil obter socorro ou fugir. Por esse motivo, ela evita sair de casa e realizar atividades que lhe proporcionam prazer.

Por esse motivo, antes que esse transtorno se agrave e torne a vida da pessoa limitada, é fundamental iniciar o tratamento com um médico psiquiatra.

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.



Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS