Offline
ALB - SECCIONAL CAPITÃO POÇO
17/11/2023 08:27 em Notícias Informativas

Direto da Redação da Rádio Terra FM 87.9mhz

 

Dia 15 de Novembro de 2023 não foi apenas uma data cívica para os munícipes de Capitão Poço, foi também a data em que foi instalada a Academia de Letras do Brasil – Seccional Capitão Poço-Pa.

No Auditório da Ufra, cedido gentilmente por sua Diretora Profa. Dra. Francisca das Chagas Bezerra de Araújo, as emoções começaram logo com a entrada do Prof. Vicente (Diácono) levando em seu peito o quadro do Patrono da ALB-Seccional Capitão Poço, Pe Miguel Maria Giambelli. Ele que rezou a primeira missa e fez o primeiro batizado na localidade Capitão Poço (abril de 1947) e que em 29 de Dezembro de 1961 seria elevado à categoria de Município.

Com a presença de diversas autoridades ou representadas, convidados e familiares dos Neo Acadêmicos, com um auditório lotado, a cerimônia foi conduzida com grande galhardia pelo Ilustre DIRETOR EXECUTIVO DA EMBAIXADA NACIONAL DAS ALB’S NO PARÁ, O SENHOR JOSÉ DAS GRAÇAS ASSUNÇÃO DE CASTRO, que com sua habilidade trouxe-nos na sequência 17 membros a receberem suas Opalandas, Botons e Diplomas. Ainda representando nosso Embaixador, a Sra. Carla Aires nos trouxe brilho a lindíssima e empolgante Sessão de Implantação da mais nova ALB no Pará.

Mas o que é uma ALB?

A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL - ALB SECCIONAL CAPITÃO POÇO – PARÁ É UMA ASSOCIAÇÃO LITERO-CULTURAL, EDUCACIONAL, SOCIAL, AMBIENTAL, PROMOCIONAL SEM FINS LUCRATIVOS, SUPRA PARTIDARIA COM SEDE E FORO NA CIDADE DE CAPITÃO POÇO, ESTADO DO PARÁ;

TEM POR OBJETIVO A DIFUSÃO DA CULTURA, O INCENTIVO ÀS LETRAS, ÀS ARTES, À PROMOÇÃO SOCIAL e acima de tudo buscar talentos em nossa região.

É FILIADA A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL, ORGANIZAÇÃO DE CARÁTER PÚBLICO DE NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL, A CONFEDERAÇÃO DE CIENCIAS, LETRAS E ARTES DO BRASIL – CONCLAB E AO CONSELHO NACIONAL DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BRASIL – CONALB.

O encerramento não poderia ser diferente. O cantor e compositor do Hino do Município, Sr Enoque Paulino, entoou com sua voz cheia de emoções a sua criação que o eternizou (Hino Municipal), contagiando a plateia e todos, em uníssono o acompanharam, selando a brilhantíssima cerimonia de um dia abençoado, pois acabara de receber uma academia de tamanha importância e magnitude.

 

Acadêmicos Instalados:

- CADEIRA DE Nº 01 ACADÊMICO

FARMACÊUTICO, SR. ELMANOEL MESQUITA DA SILVA

- CADEIRA DE Nº 02 ACADÊMICO

Prof. VALDETE CASTRO DE MOURA

- CADEIRA DE Nº 03 ACADÊMICO

Prof. JOSÉ OSMAR ALVES DE FREITAS

CADEIRA DE Nº 04 ACADÊMICO

Prof. FERNANDO BENEDITO NUNES NAZARETH

- CADEIRA DE Nº 05 ACADÊMICO

|Comunicador e Locutor Esportivo SR. EMANUEL JOSIVALDO REIS PEREIRA

- CADEIRA DE Nº 06 ACADÊMICA

Profa. Dra. PÂMELLA CAROLLINE MARQUES DOS REIS REIS

- CADEIRA DE Nº 07 ACADÊMICO

Prof. VALDINO SILVA DOS SANTOS

- CADEIRA DE Nº 08 ACADÊMICA

CANTORA Sra. LUZIA CHAVES DE LIMA

- CADEIRA DE Nº 09 ACADÊMICO

ARTESÃO E POETA SR: JOSÉ BASÍLIO CAVALCANTE

- CADEIRA DE Nº 10 ACADÊMICA

Profa. Sra. MARIA OBEDÁLIA RIBEIRO CONCEIÇÃO

CADEIRA DE Nº 11 ACADÊMICA

Profa. MARILENE ANDRADE SALES XAVIER

- CADEIRA DE Nº 12 ACADÊMICO

Radialista EDMUNDO SARAIVA DE SOUSA

- CADEIRA DE Nº 13 ACADÊMICA

Prof.ª. VERA NÚBIA DE MEDEIROS FREIRE

- CADEIRA DE Nº 14 ACADÊMICO

PALHAÇO Sr. GENIVAL PEREIRA DA SILVA

- CADEIRA DE Nº 15 ACADÊMICO

POETA Sr. EDILSON CARDOSO DE AGUIAR

- CADEIRA DE Nº 16 ACADÊMICO

EMPREENDEDOR CULTURAL Sr. JOSIMAR COUTINHO AGUIAR

- CADEIRA DE Nº 17 ACADÊMICA

CONTADORA Dra. ELIZÂNGELA FERNANDES DA SILVA

Encerrada a instalação, tivemos a apresentação de show musical com Neto Lima, Paulo Augusto, Joãozinho do Sax e Claudinho, Grupo de Carimbó do Conjunto Eurico Siqueira, Luzia Chaves e Chiquinho do Cavaco (Confrade de Irituia) e um Coquetel. Agradecimentos aos Patrocinadores: Algusto Farias (Click Enter), Tancredo Castro, Pharmalab Garrafão (Maria Julia de Oliveira), Pharmalab Capitão Poço, Semed de Capitão Poço, Prefeitura Municipal de Ourém e Deputado Erick Monteiro.

 GALERIA DE FOTOS:

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS