Hepatite B - sintomas
08/10/2023 22:59 em Notícias Informativas

Por Elmanoel Mesquita - Graduado em Farmacia, Pós Graduado em Farmacia Clinica, Especializado em Bioquimica

Premio Destaque 2023 pelo CRF-Pa

Diretor Presidente da Pharmalab Clinica

 

Hoje nós vamos falar sobre uma doença causada por um vírus presente no sangue, no esperma e até no leite materno, a hepatite B, que também é considerada uma infecção sexualmente transmissível. A estimativa é de que a cada 10 pessoas infectadas, apenas uma manifesta os sintomas. 

Vamos saber mais sobre essa doença? 

 

Hepatite B

A hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus HBV, também conhecido como vírus B da hepatite, que provoca alterações no fíg

O que é hepatite B?

hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus HBV, também conhecido como vírus B da hepatite, que provoca alterações no fígado. 

Quais são as causas da Hepatite B?

hepatite B é causada pelo vírus HBV, que quando entra no organismo ataca as células do fígado e passa a se multiplicar, inflamando assim o órgão. Este tipo de vírus, geralmente, é encontrado no sangue e nas secreções. E a forma de transmissão mais comum é pelo ato sexual, o que coloca a doença na classificação de doenças sexualmente transmissíveis. 

Qual o tratamento para a hepatite B?

tratamento para hepatite B deve ser indicado por um especialista, após exame físico e laboratorial, além da avaliação do histórico do paciente. Normalmente, é indicado muito repouso, dieta, hidratação e corte de bebidas alcoólicas. Em alguns casos, são receitados medicamentos para aliviar sintomas como febre, dor de cabeça, enjoo e vômito.

Quais são os sintomas da Hepatite B? 

Os principais sintomas da hepatite B incluem:

  • enjoos;
  • vômitos;
  • cansaço;
  • falta de apetite;
  • dor abdominal;
  • dor nas articulações e nos músculos.

É essencial buscar a ajuda de um especialista logo no início dos sintomas. Somente ele pode elaborar o diagnóstico preciso para cada caso. 

A hepatite B tem cura?

hepatite B tem cura na maior parte dos casos, pois o próprio organismo cria anticorpos para eliminar o vírus em até seis meses depois dos sintomas iniciais. Porém, esta doença também pode tornar-se crônica e o vírus permanecer no organismo, levando a casos de cirrose e câncer de fígado. 

A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.


Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS