Como identificar cáries dentárias?
01/10/2023 19:56 em Notícias Informativas

Por Elmanoel Mesquita - Radio Terra FM 87,9 mhz

 

A cárie é uma doença infecciosa causada por bactérias que se alimentam de açúcar, produzindo ácido que corrói a estrutura dos dentes, formando perfurações. 

Pode afetar pessoas de todas as idades, apresentando sintomas como pontos pretos ou manchas brancas nos dentes, dor e sensibilidade ao ingerir alimentos gelados ou doces, especialmente quando a cárie atinge o interior do dente. Outro sintoma comum é o gosto ruim na boca e o mau hálito.


Após a formação de uma cavidade, a escovação dificilmente irá conseguir deter o avanço da cárie, que ao ultrapassar o esmalte do dente, atinge uma região mais interna, chamada de dentina, que pode gerar a sensibilidade a doces e alimentação frios ou gelados. É importante ressaltar que nem toda sensibilidade é cárie, mas você deve estar atento, pois se nesta fase aparecer a cárie entre os dentes, é comum que o fio dental desfie ao passá-lo. 

Prevenção 

Para reduzir o risco de cáries, é fundamental manter uma boa higiene bucal, utilizando creme dental com flúor, incluir o uso de fio dental, reduzir o consumo de açúcar e realizar consultas regulares ao dentista.

Tratamento

Ao identificar que você possui uma cárie, procure o dentista o mais rápido possível, pois não há nada que possa ser feito em casa. Nas fases iniciais o tratamento inclui a remoção da cárie e uma restauração. Já nas fases mais avançadas, o tratamento inclui o famoso canal, coroas, próteses ou até a retirada total do dente. 

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube 
 



Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS