Por Elmanoel Mesquita - Graduado em Farmacia, Pós Graduado em Farmacia Clinica e Prescriçao, Especializado em Bioquimica
Premio Destaque 2023 pelo CRF-Pa
Diretor Presidente da Pharmalab Clinica
A crise convulsiva pode se manifestar de diversas formas, sendo os movimentos repetitivos e incontroláveis dos membros o sintoma mais comum. Acompanha geralmente a perda de consciência, e pode durar minutos até uma hora em casos graves.
Se você presenciar uma crise convulsiva, pode seguir estes três passos para ajudar:
Proteger a vítima e a cabeça, removendo objetos que possam causar ferimentos durante os movimentos descontrolados;
Após a convulsão, colocar a vítima deitada de lado, preferencialmente sobre o lado esquerdo, até que ela recupere a consciência;
Limpar a saliva ao redor da boca para evitar que a vítima aspire.
Nunca coloque o dedo na boca de uma pessoa que esteja tendo uma crise convulsiva para tentar evitar que ela sufoque com a língua enrolada, durante a crise, não se tem controle do corpo e pode ser que você tenha sérias lesões ao tentar abrir a boca da pessoa. Após a primeira crise convulsiva, é crucial buscar assistência médica.
Para mais detalhes, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.