A vitamina D reduz o risco de diabetes em adultos com pré-diabetes
13/07/2023 21:39 em Notícias Informativas

Por Elmanoel Mesquita - Graduado em Farmacia, Pos Graduado em Farmácia Clinica e Prescrição Farmacêutica, Especializado em Bioquimica

Premio Destaque pelo CRF-Pa em 2023.

 

Em adultos com pré-diabetes, a vitamina D ajudou a diminuir o risco de esses indivíduos desenvolverem diabetes, sugere uma meta-análise de três estudos.

Os resultados da análise, liderada por Anastassios G. Pittas, MD, MS, da divisão de endocrinologia, diabetes e metabolismo do Tufts Medical Center, em Boston, foram  publicados online  no Annals of Internal Medicine.

Todos os três estudos elegíveis incluídos na análise foram randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo. Os três estudos elegíveis testaram três formulações orais de vitamina D: colecalciferol, 20.000 UI (500 mcg) semanalmente; colecalciferol, 4.000 UI (100 mcg) diariamente; ou eldecalcitol, 0,75 mcg diariamente, contra placebos.

Os autores do novo artigo descobriram que a vitamina D reduziu o risco de diabetes em pessoas com pré-diabetes em 15% estatisticamente significativos em análises ajustadas. A redução do risco absoluto em 3 anos foi de 3,3%.

 

Eles não encontraram diferenças nas proporções de taxas de eventos adversos (cálculos renais, 1,17, intervalo de confiança de 95%, 0,69-1,99; hipercalcemia, 2,34; IC de 95%, 0,83-6,66]; hipercalciúria, 1,65; IC de 95%, 0,83-3,28). ]; morte, 0,85; IC 95%, 0,31-2,36]) quando os participantes do estudo receberam vitamina D em vez de placebo.

Diferenças de análises anteriores

A relação entre os níveis de vitamina D e o risco de diabetes tipo 2 foi estudada em estudos anteriores e os resultados foram mistos.

Os autores observam que duas meta-análises anteriores incluíram ensaios “que tiveram durações relativamente curtas para avaliação do risco de diabetes (por exemplo, ≤ 1 ano), tiveram alto risco de viés (por exemplo, ensaios abertos) ou não foram especificamente projetado e conduzido para a prevenção primária do diabetes tipo 2, potencialmente minando a validade dos resultados”.

Cada um dos estudos nesta meta-análise teve um baixo risco de viés, conforme determinado pela ferramenta Cochrane de risco de viés, disseram o Dr. Pittas e seus colegas.

“O presente estudo não chega a uma conclusão oposta ao  estudo D2d ”, disse o Dr. Pittas, que também foi coautor do artigo. “Em vez disso, confirma os resultados do estudo D2d. No D2d e em dois outros estudos semelhantes de vitamina D e prevenção de diabetes (um na Noruega e outro no Japão), a vitamina D reduziu a taxa de progressão para diabetes em adultos com pré-diabetes, mas as diferenças observadas não foram estatisticamente significativas porque as reduções de risco relativas relatadas (10%-13%) foram menores do que cada tentativa foi capaz de detectar (25%-36%).”

“Metanálises de dados de participantes individuais aumentam o poder estatístico para detectar um efeito. Depois de combinar os dados, descobrimos que a vitamina D reduziu o risco de progressão de pré-diabetes para diabetes em 15% e esse resultado foi estatisticamente significativo. Portanto, a conclusão da meta-análise é essencialmente a mesma que em D2d e nos outros dois estudos. A diferença é que o resultado agora é estatisticamente significativo”, acrescentou o Dr. Pittas.

Os autores reconhecem que o número absoluto de redução do risco é pequeno, especialmente quando comparado com a redução do risco observada  com mudanças intensivas no estilo de vida (58%) e metformina (31%) , conforme relatado em um artigo publicado no New England of Journal of Medicine ( 7 de fevereiro de 2002;346:393-403). Mas “extrapolando para os mais de 374 milhões de adultos em todo o mundo que têm pré-diabetes sugere que a suplementação barata de vitamina D pode retardar o desenvolvimento de diabetes em mais de 10 milhões de pessoas”, disseram eles.

Quanto a quão altos os níveis de vitamina D precisam ser, os autores escrevem que sua pesquisa indica que o nível ideal de vitamina D no sangue necessário para reduzir o risco de diabetes pode ser maior do que uma recomendação do comitê do Instituto de Medicina em 2011.

“O nível de 25-hidroxivitamina D no sangue necessário para reduzir o risco de diabetes pode estar próximo e possivelmente acima da faixa de 125-150 nmol/L (50-60 ng/mL) que o Comitê do Instituto de Medicina de 2011 para revisar as ingestões dietéticas de referência para Cálcio e Vitamina D fornecidos como o intervalo correspondente ao nível de ingestão superior tolerável (UL) de 4.000 UI/d para vitamina D”, disseram os autores do novo artigo.

Em um  editorial de acompanhamento , Malachi J. McKenna, MD, departamento de química clínica, St. Vincent's University Hospital, e Mary AT Flynn, PhD, RD, Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda em Dublin, recomendam cautela em relação à dosagem de vitamina D.

Eles escrevem que existem distinções importantes entre suplementos de vitamina D e terapia com vitamina D, e os danos potenciais de altas doses de vitamina D ainda não estão claros.

“A suplementação de vitamina D de 10 a 20 mcg (400 a 800 UI) diariamente pode ser aplicada com segurança em nível populacional para prevenir doenças esqueléticas e possivelmente não esqueléticas. A terapia com doses muito altas de vitamina D pode prevenir o diabetes tipo 2 em alguns pacientes, mas também pode causar danos ”, observam eles.

O Dr. Pittas disse em uma entrevista que houve alguns estudos com altas doses de vitamina D (até 500.000 UI por ano em um estudo) que relataram um aumento do risco de queda em idosos com alto risco de queda. “No entanto, esses achados não são generalizáveis ​​para outras populações mais jovens e com risco de queda baixo ou médio, como a população pré-diabética à qual se aplicam os resultados desta meta-análise”, observou ele.

“A relação benefício-risco da vitamina D depende da população-alvo e da condição médica”, disse o Dr. Pittas. “O editorial refere-se às diretrizes de vitamina D da NAM (Academia Nacional de Medicina) para a população saudável em geral para promover a saúde óssea. As diretrizes não devem ser extrapoladas para populações específicas, por exemplo [pacientes com] pré-diabetes”, onde a relação benefício-risco da vitamina D seria diferente da população em geral.

O Dr. Pittas e seus colegas advertem que as pessoas estudadas nesta meta-análise apresentavam alto risco de diabetes tipo 2, portanto, esses resultados não se aplicam à população saudável em geral. Os resultados também não devem ser extrapolados para pessoas com risco médio de qualquer tipo de diabetes, acrescentam.

 

COMENTÁRIOS