PRIMEIRO FARMACEUTICO DA REGIÃO A RECEBER O PREMIO DESTAQUE DO CRF-PA
11/06/2023 19:50 em Notícias Informativas

Por Elmanoel Mesquita - Farmaceutico Graduado, Especializado em Bioquimica e Pós Graduado em Farmacia Clinica e Prescrição Farmaceutica

 

Ainda nos anos 30 ou 40, meu Avô conhecido entre nós apenas pelo nome de Hipólito (Raimundo Hipolito Pinto de Mesquita), fez curso de Manipulação em Farmácia no Estado de Minas Gerais (MG). Ai começou a história.

Meu Pai, Jose Maria Mesquita, aos 22 anos conheceu e começou a namorar e depois casou com quem seria minha mãe,  Sebastiana Lauro de Mesquita (15 anos).

Pelo que ouvi de meu Pai e de minha Mãe, o Sr Helio (proprietario da Fabrica de Biscoitos Hileia), ja falecido, na época, incentivou para que ambos viessem para uma Comunidade nova que mais tarde seria denominada de Capitão Poço, então pertencente a Ourem. Somente em 1961 teve sua independencia politica reconhecida. Instalou uma pequena Farmácia (São José) em 1956.

Em 1959 nasce seu primeiro filho homem, sendo tres mulheres mais velhas, Cleria, Isabel e Daise, e em homenagem a um amigo deu o nome de Elmanoel Mesquita da Silva. Depois vários irmãos foram surgindo.

Em 1978, após ter concluido o Ginasial, Jose Maria e Sebastiana, após conversar com seu Tio Rufino, irmão de Hipolito, mandaram seu filho à Capital para estudar o famoso 2º Grau, assim denominado na época. O primeiro e segundo ano foram no Colegio Estadual Pedro Amazonas Pedroso e o terceiro ano no Colegio Estadual Souza Franco, concluido em 1980.

Em 1981 matriculou-o no Cursinho Ideal e em 1982 passou no vestibular no Curso de Farmácia na Universidade Federal do Pará. Após algumas greves, concluiu a Graduação em 1985, dando sequencia a Especialização em Bioquimica, em 1986 concluiu. Cocluiu a Pós Graduação em Farmacia Clinica e Prescrição Farmaceutica em 2018.

Em 1987, fruto do casamento do jovem Elmanoel, nasce sua terceira filha, Kessia do Socorro M. Mesquita (Belém), que anos mais tarde, segue a carreira do Bisavô Hipolito, do Avô Jose Maria e do Pai Elmanoel.

Isabel Mesquita, irmã de Elmanoel, casa e tem um casal de filhos. Annie de Elisandra Mesquita(Belem - Ophir Loyola), também segue a mesma carreira e Ezildomar Mesquita, irmão de Isabel e Elmanoel, tem dois filhos, sendo o mais novo, Brehno Mesquita (Capitão Poço) Graduado tambem em Farmácia. Eleidon Mesquita, irmao de Elmanoel, tambem tem seu filho Eleidon Rauan Cardoso Mesquita (Paraná), Graduado em Farmácia.

Dai a frase na fleyer "Amor a Profissão: uma tradição familiar".

Essa prévia foi para falar da Grande Solenidade do Farmacêutico 2023, dia 09/06/2023, realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas em Belém).

Foi uma noite de gala, com 13 Categorias Premiadas e na de Farmácia Comunitária coube a mim e a Dra Evanilza de Lima e Lima sermos contemplados com o Premio Destaque de 2023. Qual a importancia desse Prêmio?

A mim, recebi a noticia  atraves do Professor Dr Patrick Cruz, hoje Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-Pa) com uma surpresa e emoção inigualável, pois após 37 anos de Graduado, Especializado e Pós Graduado, chega o reconhecimento dessa trajetoria profissional por uma entidade de nossa classe, onde hoje tem cerca de 8.000 colegas. Do meu conhecimento, sou o primeiro Farmacêutico da região e também o primeiro contemplado pelo CRF-Pa. Isso significa que nos anos vindouros, os mais jovens também poderão conseguir.

Quero parabenizar os demais colegas que foram contemplados e a Profa Dra Maria das Graças Carvalho de Almeida como a Farmaceutica do Ano, ONDE MUITOS DOS SEUS ALUNOS, também foram contemplados, sendo inclusive aplaudida varias vezes de pé, onde a palavra merecimento foi unanimidade.

Parabenizar o Presidente Dr Patrick Cruz, Dra Simone Sena, Dra Roberta e demais colaboradores do CRF-Pa, pela brilhante Solenidade.

Quero aqui reconhecer o esforço e dedicar este Prêmio a meu Pai José Maria Mesquita e minha Mãe Sebastiana Lauro Mesquita (ambos In memorian).

 

 

 

COMENTÁRIOS