Hemopa vai iniciar testes de detecção da malária
16/05/2023 06:40 em Notícias Informativas

Por Elmanoel Mesquita - Farmaceutico Bioquimico e Farmaceutico Clinico

 

 com grande capacidade de processamento que permite analisar, ao mesmo tempo, até 552 bolsas de sangue por rotina, com alta rastreabilidade e sensibilidade para detecção dos patógenos. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Fundação Hemopa finaliza esta semana o processo de instalação e validação da nova plataforma do Laboratório NAT (Teste do Ácido Nucleico), na qual embarcará um novo kit que inclui a testagem do alvo malária na triagem das bolsas de sangue.

De acordo com o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, a nova implantação faz parte das estratégias de inovação que o Governo do Estado do Pará realiza, por meio do hemocentro em Belém, para garantir o avanço dos testes para HIV, HCV (vírus da Hepatite C), HBV (vírus da Hepatite B) e malária (novo alvo incorporado). “As análises laboratoriais contam agora com uma estrutura de última geração que complementa os testes sorológicos oferecidos nos hemocentros do país, ampliando a segurança transfusional para os pacientes da rede hospitalar do estado”, destacou o gestor.

O novo teste deve viabilizar o aumento das doações, uma vez que supera as testagens convencionais hoje utilizadas nos hemocentros em todo o país. “Esse teste molecular utiliza uma plataforma automatizada com grande capacidade de processamento que permite analisar, ao mesmo tempo, até 552 bolsas de sangue por rotina, com alta rastreabilidade e sensibilidade para detecção desses patógenos”, explicou Maurício Koury Palmeira, biomédico e coordenador de Laboratórios da Fundação Hemopa.

Com esse kit haverá a possibilidade de doação de sangue por candidatos que antes eram inaptos temporários por terem se deslocado a municípios com alto índice parasitário para malária no Pará.

“Desta forma, é possível detectar agentes patogênicos transmissíveis por transfusão sanguínea e reduzir o tempo da janela imunológica e garantindo maior segurança transfusional”, concluiu Maurício

COMENTÁRIOS