Postado por Elmanoel Mesquita - Farmacêutico com Especialização em Bioquimica - Pós Graduado em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica
Você fez alguma cirurgia recentemente ou teve algum ferimento? Sabia que toda cirurgia e todo ferimento resulta em uma cicatriz? Neste episódio, a cirurgiã plástica Rita Narikawa compartilha dicas sobre como cuidar da cicatrização.
Quais medidas e cuidados você deve ter com essa cicatriz?
Existem alguns cuidados que precisam ser tomados para que a cicatrização fique da melhor forma possível e não seja prejudicada
Veja alguns exemplos:
Em uma cicatriz recente, é importante manter o local limpo e seco pois isso evita infecções e a abertura dos pontos;
Não tire a casquinha, hidrate o local e deixe que a casca cai sozinha;
Mantenha o repouso recomendado. Alguns lugares do corpo são mais propensos a ter uma cicatriz larga e geralmente isso ocorre em áreas de maior movimentação, como ombros e joelhos.
Em cicatriz de até 6 meses mantenha a proteção, evite contato com o sol e use protetor solar maior do que fator 80;
Algumas pomadas podem melhorar a cicatrização, use sob recomendação médica;
Placas de silicone podem ajudar na cicatrização;
A massagem local, quando recomendada, pode manter a cicatriz mais baixa.
Por menor que seja, a cicatriz sempre existirá. Todo corte ou machucado gera uma cicatriz, além disso devemos saber que por mais que a técnica cirúrgica e o pós operatório sejam perfeitos a cicatriz ainda pode ficar ruim por uma característica do próprio paciente, algumas pessoas tendem a cicatrizar mal e desenvolver cicatrizes grossas ou elevadas. Mas, seguindo as recomendações de cuidado acima, as chances de sucesso são maiores.
Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda no Youtube.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.