Tornozelo torcido: como prevenir?
22/03/2023 06:32 em Notícias Informativas

Postado por Elmanoel Mesquita - Farmaceutico com Especialização em Bioquimica, Pós Graduado em Farmácia Clinica e Prescrição Farmacêutica

 

Você já torceu o pé ou conhece alguém que torceu ? Neste episódio, o Ortopedista Mauro Dinato dará mais detalhes sobre o assunto. Torcer o pé ou uma entorse de tornozelo, é quando viramos nosso pé até uma certa posição que força os ligamentos além da sua capacidade ou amplitude normal de movimento desses ligamentos. 

Como resultado disso, o ligamento pode esticar e até mesmo romper. As situações mais comuns de entorse de tornozelo acontecem quando se salta ou gira e cai com o pé na posição errada, caminha em um piso muito irregular ou mesmo durante algum exercício ou esporte quando o pé fica preso ao chão por uma pisada por exemplo, mas o corpo continua o movimento.

Alguns sintomas que estão associados à entorse de tornozelo são:

  • Som ou estalo que pode aparecer ou não no momento da torção;
  • Inchaço no tornozelo eventualmente com áreas roxas que chamamos de hematomas; 
  • Dor ao tocar no pé com piora importante quando você tenta sustentar o peso do corpo no pé afetado;  sensação de instabilidade do pé que as pessoas popularmente referem como sensação que o pé vai falsear ou sair do lugar. 

Em 90% dos casos a entorse ocorre com o pé virando para fora, estressando os ligamentos que ficam na parte lateral do pé, então normalmente os locais mais afetados são os que ficam na parte de fora do pé, mais lateral. 

Quem tem maior risco de ter entorse do tornozelo ? 

Existe uma série de fatores de risco, mas é importante destacar 7 deles:

  1. Esportes, atividades que exigem saltos, mudança de direção rápida e brusca, giros como futebol, basquete, vôlei, handebol e outros esportes de quadra têm maior risco. Não é à toa que cerca de 40% das lesões traumáticas do esporte são entorses de tornozelo;
  2. Tipo de piso. Pisos irregulares como trilhas de caminhadas ou pisos como grama sintética aumentam a chance de entorse;
  3. Calçado não apropriado. A maioria dos tênis são altos e deixam os tornozelos mais vulneráveis à entorse;
  4. Entorses prévias;
  5. Condição física da pessoa;
  6. Obesidade. Pessoas obesas e que já torceram o pé alguma vez. tem 20x maior risco de torção que outras pessoas;
  7. Gravidez.

Se isso ocorrer, o que deve ser feito? 

Após a torção, devemos deixar o pé em repouso e se possível colocar gelo. É recomendado procurar um médico para melhor entendimento do problema. Em alguns casos, exames de imagem como raio X, ultrassom e mesmo ressonância magnética podem ser necessários para avaliação da possibilidade de fraturas ósseas, problemas de cartilagem, danos dos ligamentos, dentre outros. 

Tratamento 

O tratamento varia de acordo com a gravidade. Repouso, gelo e elevação do pé são recomendados para a maioria dos casos.

A depender da gravidade, pode ser indicado algo para melhorar a estabilização do tornozelo como tornozeleiras mais rígidas, botas imobilizadoras e gesso por um período de tempo seguido de fisioterapia para reabilitação 

Nos casos mais graves com lesões ligamentares muito extensas, alguns tipos de fraturas ou lesões de cartilagem ou a falta de sucesso do tratamento imobilizador, pode ser indicada a cirurgia de corretiva. 

Evitando, na medida do possível, os fatores de risco, tendo uma condição física adequada, realizando o aquecimento dos músculos e articulações antes de exercícios físicos mais intensos, utilizando calçados adequados e tornozeleiras para a prática do esporte, fazendo um treinamento de equilíbrio, propriocepção e coordenação principalmente se esse problema for recorrente.

Tudo isso diminui o risco de entorse de tornozelo. Se isso ocorrer, não deixe de procurar um médico, de preferência um ortopedista especialista em pé e tornozelo. 

Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda no Youtube. 




Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS