RODA DE CONVERSA - JANEIRO BRANCO
28/01/2023 15:16 em Notícias Informativas

REDAÇÃO RÁDIO TERRA FM - Por Elmanoel Mesquita e Lucivan Barbosa

 

Neste sábado, 28 de Janeiro de 2023, próximo do encerramento do mês e consequentemente da Campanha JANEIRO BRANCO, A iGREJA CONGREGACIONAL promoveu uma Roda de Conversa entre membros da igreja e as Psicólogas Carla Gama, Raisa Reis, Cassia Santa Brígida e Elizabete Oechsler, todos recepcionados pela Pastora Thaisa Raquel, esposa do Pastor Marcos que é quem conduz a igreja local.

Servido uma Café da Manhã, logo em seguida, todos foram convidados a adentrarem o salão da igreja e, só então a Roda de Conversas foi aberta pela Tatiane Sousa, fundadora da GMAUT  (Grupo de Mães de Autistas).

A anfitriã falou da importância de falar sobre o tema com mães, cuidadoras de pessoas portadoras de qualquer problema mental, de autistas e outros, o acolhimento e o papel da igreja, juntamente com a ICCECAP nesse contexto de Saúde Mental, pediu que mães ou outros membros da familia portadora de autismo podem entrar em contato com a Igreja e com a GMAUT que terão apoios e parcerias.

A Psicóloga Cássia Santa Brígida falou do evento Janeiro Branco que trata exatamente da Saúde Mental, Autismo, TDAH, ou qualquer outro transtorno de neuro desenvolvimento, transtorno de aprendizado. Daí a importancia conversar com quem lida com essas pessoas, os processos de aceitação de filhos, a partilha de histórias entre as mães, etc.

A Psicóloga Carla Gama, atualmente atendendo no AME (Atendimento Médico Especializado), chamou a atenção para mães que acabam esquecendo de si, de seus sofrimentos, sua vida cotidiana e, direciona todos os cuidados para o filho amado, encontros como esse dão o direito de voz e manifestar sentimentos, suas dificuldades, mas que no momento o mais importante é o(a) filho(a) amado(a). As vezes tem mães que tem mais de um(a) filho(a). Os pais, a familia, também passam pelas dificuldades e devem procurar os profissionais para ajudá-las a amenizar esse sofrimento.

A Psicóloga Elizabet Oechsler, Coordenadora do CAPS - Ourém, participou e falou da finalidade do Janeiro Branco, da organização de juntar as necessidades das crianças, mas também da mãe, dos cuidadores, da familia e discutir o que essas mães estão fazendo para se cuidarem, se olharem pra dentro de si. O tema é muito bom para ouvir as queixas e o que se pode fazer para o acolhimento de todos envolvidos no processo.

A Psicóloga Raisa Reis, também participou da Roda de Conversas e falou do Janeiro Branco mas também com foco na saúde mental do cuidador. Há uma preocupação em relação a saúde da criança, mas também dos cuidadores. Qualquer desconfiança de alguma manifestação de doença mental, os pais devem procurar a rede de profissionais mas que estão na Igreja Congregacional com a ICCCAP que funciona ao lado da igreja, que fica na Rua Padre Borsani, próximo ao Asilo,  pra avaliação e apoio.

Mayara Oliveira, mãe de uma criança especial,  falou das dificuldades em ter um filho com um desses disturbios, pois membros da própria família não aceitam ter um filho especial, passam por muitos constrangimentos, mas aconselha que não devem olhar para o que as pessoas pensam.

Houveram muitos relatos testemunhais emocionantes pelas mães que estavam participando. Pelo sofrimento, pela discriminação, pela não aceitação de muitos, mas acima de tudo pelo amor que sentem pelos seus filhos.

Parabéns aos organizadores da Igreja Congregacional e aos profissionais Psicólogos por disporem de seus tempos e participarem do evento que teve como finalidade maior, ouvir e orientar mães e cuidadoras de crianças portadoras de distúrbios mentais, conforme preconiza o Mês de Janeiro que é chamar a atenção pra cuidar focando a Saúde Mental.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!