PARLAMENTO NA TERRA: TRE do Pará amplia horário e locais para eleitor e eleitora regularizar a sua situação eleitoral até 4 de maio
30/04/2022 18:02 em Notícias Informativas

por Alexandra Cavalcanti - Ascom TRE/PA

Em contagem regressiva para o fechamento do cadastro eleitoral, no próximo dia 4 de maio, data em que não será mais possível acessar serviços básicos – como tirar e regularizar o título de eleitor - o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) ampliou os locais e os horários de atendimento às eleitoras e aos eleitores. O Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), o principal ponto de atendimento na capital, localizado à Travessa Pirajá s/n, no bairro da Pedreira, funcionará em esquema de plantão durante o domingo, 1º de maio, no horário de 8h às 13h. Vale lembrar que estar quite com a Justiça Eleitoral é fundamental para exercer o direito ao voto nas próximas eleições, marcadas para o dia 2 outubro de 2022.

Desde o dia 18 de abril, o atendimento em todos os postos do TRE Pará passou para o período de 8h às 15h. Isso inclui além do NAE, em Belém, todos os cartórios eleitorais e postos de atendimento localizados no estado. Nos dias 2, 3 e 4 de maio esse horário será ampliado ainda mais se estendendo até às 17hNo posto de atendimento do distrito de Mosqueiro, localizado na Praça da Matriz, na Vila, o atendimento já está ocorrendo de forma mais ampliada: de segunda a sábado, das 8 às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. 

Com relação à ampliação dos locais de atendimento, além dos espaços da Justiça Eleitoral, o TRE do Pará investiu em Acordos de Cooperação Técnica celebrados com o Governo do Estado, que permitiu que os atendimentos chegassem a locais de maior circulação de pessoas, como as Estações Cidadania e as Usinas da Paz, localizadas nos bairros da Cabanagem, em Belém, Icuí, em Ananindeua, e Nova União, no município de Marituba, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h até o dia 4 de maio.

No caso das Estações Cidadania, na capital, os atendimentos estão ocorrendo na Estação Cidadania do Guamá (de 8h às 14h), Estação Cidadania Pátio Belém (de 10h às 16h) e Estação Cidadania Grão Pará (de 10h às 16h). Em Ananindeua, na Estação Cidadania Metrópole Ananindeua (de 10h às 16h; em Parauapebas, na Estação Cidadania Parauapebas Carajás (de 10h às 16h) e em Santarém, na Estação Cidadania Santarém (de 8h às 14h). 

Os serviços oferecidos são: emissão de primeira e segunda via do título eleitoral, regularização e atualização de dados, transferência do local de votação, inclusão do nome social (para pessoas LGBTQIA+) ou pedido de seção com acessibilidade para idosas (os), pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, que precisam ser agendados a partir do site do TRE do Pará no campo “Eleitor”, “Atendimento online” e “Agendamento para atendimento presencial”.

Os serviços da Justiça Eleitoral do Pará estão disponíveis ainda no site do Tribunal (https://www.tre-pa.jus.br/). A eleitora e o eleitor também contam com o e-Título (aplicativo para smartphone que fornece sua via digital do título de eleitor, válida em todo o território nacional, além de outros serviços como emissão de certidões, pagamento de multas, justificativa de ausência às urnas, entre outros). Mais informações podem ser obtidas no Disque Eleitor (91 3346-8100), de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, a ligação é gratuita e o número aceita ligação a cobrar, e também no 148 (ligação gratuita). 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!