por Ernando Coutinho, da terra fm
Nesta segunda-feira (28) e terça (29), as principais lideranças políticas de Capitão Poço permaneceram, definiram e/ou escolheram os partidos políticos pelos quais irão concorrer a um cargo eletivo nestas eleições de 2022.
O troca-troca partidário está amparado na legislação eleitoral. Esse período é a chamada “janela partidária”, que começou na quinta-feira, 3 de março e encerra no dia 1° de abril.
Obedecendo esse prazo, as deputadas e deputados federais ou estaduais podem trocar de agremiação partidária sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Antônio Tonheiro, deixa o Partido Liberal (PL) e segue para o Partido Progressista (PP). O anuncio foi feito pelo deputado nesta segunda-feira (28) por meio das redes sociais.
“Hoje, dia 28 de março, participei da minha filiação ao Partido Progressista-PP. Sou muito honrado em somar a esse novo projeto político para o nosso Estado. Obrigado ao presidente estadual do partido o Dep. Cristiano Vale e o vice Renato Ogawa", declarou o deputado.
Nessa mesma linha, a deputada estadual, Diana Belo, troca a Democracia Cristã (DC) e migra para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do governador do Pará, Helder Barbalho.
“Inicio um novo rumo na política, agora em outro partido. Mas sem deixar de lado os meus princípios e o meu compromisso com a população, que confiou a mim o seu voto”, afirmou a deputada.
Por fim, o vice-prefeito de Ananindeua e pré-candidato a deputado estadual, Erick Monteiro, segue no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), partido da base de apoio do governador Helder.
"Decidi me apresentar como pré-candidato a deputado estadual por acreditar que tenho preparo pra representar a população do estado do Pará e em especial de Ananindeua, onde moro com a minha família, e contribuo com o desenvolvimento da cidade", afirmou. "Conheço bem o o poder legislativo. Acredito que precisamos de uma renovação na política com representantes que levem novas ideias ao parlamento e sejam comprometidos com a ética e a transparência", concluiu o pré-candidato.