MORRE AOS 78 ANOS, ANIVALDO JUVENIL VALE
24/03/2022 04:43 em Notícias Informativas


Redação da Terra FM - Por Elmanoel Mesquita da Silva (adaptação das redes sociais)

 

Morre aos 78 anos Anivaldo Juvenil Vale

Anivaldo nasceu em Ipanema Minas Gerais, começou a trabalhar ainda menino, ingressando no Banco do Brasil como porteiro, contínuo até chegar ao cargo de superintendente do Banco.

Anivaldo veio para o Pará ainda jovem. Aqui foi presidente do Banco da Amazônia, criando o FNO Especial, que alinhou o sistema de crédito ao homem do campo, criando um grande impacto social e impulsionando a economia nos municípios.

Sua visão diferenciada e comportamento humano lhe conduziram a política. Foi deputado federal mais votado do seu partido eleito por três vezes consecutivas.

Fez história como homem público, principalmente no interior, onde levou desenvolvimento e dignidade através de energia através do Projeto Luz no Campo, além de estradas, portos, vicinais e grandes obras estruturantes.

Idealizou e criou a UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), Instituição que em 2019, lhe concedeu o título de Doutor Honoris Causa, tornando-o a primeira pessoa, fora do meio acadêmico a receber sua maior honraria.

Em Brasília, Anivaldo Vale foi um grande expoente da nossa Região, participando de comissões importantes e sendo o criador da Comissão da Amazônia de Desenvolvimento Regional, atual CINDRA, que abrange 9 estados amazônicos.

Anivaldo exerceu cargos importantes como vice-prefeito de Belém de 2009 a 2012, Secretário Executivo do Ministério dos Transportes em 2014, também foi candidato a vice-governador do Estado, dentre outros.

Sua conduta ética na política paraense, lhe propiciou construir uma das grandes forças políticas de Estado.

Em sua estadia no Banco do Brasil em Capitão Poço, anos 70 e 80,  incentivou, criou caminhos, projetos, emprestimos que hoje, faz desse Município, um dos mais pujantes produtores agrícola e agropecuário do Pará. (nota do Redator). 

A informação de seu falecimento foi confirmada pelas personalidades políticas do Pará.

Nas redes sociais, seu filho, Ex Deputado Federal pelo Pará e Ex Vice Governador do Pará, Lúcio Vale, lamentou sua morte, " A dor é imensa, mas a sensação de gratidão é ainda maior. Obrigado por todo ensinamento e amor durante a vida. Voce partiu desse plano, mas estará em nossas lembranças e no coração de todos que lhe amam. Descansa em paz, pai!, escreveu o Ex Vice Governador.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também se manifestou sobre a morte, nas redes sociais. "Meus pêsames pelo falecimento do Ex Deputado Federal e Ex-Vice Prefeito de Belám, Anivaldo Vale. Aos seus familiares e amigos, a minha solidariedade neste momento de dor", publicou o Prefeito.

O Velório será na Capela Recanto da Saudade, na Rua Domingos Marreiros, 1536. A missa de corpo presente será às 9:00 horas e o Enterro às 12:00 horas.

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!