ALIMENTOS INFLAMATORIOS E DESINFLAMATORIOS
20/03/2022 09:06 em Notícias Informativas

Neste último sábado, 19/03/2022, tivemos a presença da Dra Gisele Rocha, Nutricionista e que atende clientes de Ourém, Capitão Poço, Garrafão, N. E. do Piriá, etc. Devido a importância da entrevista no Programa Comunidade no Ar (Rádio Terra FM) resolvi postar esse artigo referente a um dos temas tratado 

Alimentos inflamatórios: a lista com os principais a serem evitados na dieta

Se você pensa que o carboidrato é o grande vilão da dieta saudável, é possível que ainda não tenha ouvido falar dos alimentos inflamatórios. Muitas vezes são eles os responsáveis por causar aquela sensação de inchaço e desconforto no estômago, além de gerarem sintomas como azia, enxaqueca e outros problemas mais sérios relacionados à doenças como hipertensão, obesidade e diabetes. Para entender melhor o assunto, nós conversamos com a nutricionista funcional Caroline Miranda, que esclareceu quais são os principais alimentos inflamatórios que devem evitados na dieta. Dá uma olhada!

O que são alimentos inflamatórios e de que forma eles atuam no organismo?

De acordo com a nutricionista, "alimentos inflamatórios estão ligados ao processo de estresse oxidativo que acontece no nosso organismo. Ele é baseado em uma cascata de reações químicas que produzem substâncias capazes de gerar um ambiente inflamatório no corpo e a exposição frequente causa um desequilíbrio culminando em danos nas proteínas, lipídios e DNA das células".

Pois é, como o próprio nome indica, os alimentos inflamatórios atuam de uma forma nada benéfica ao organismo, especialmente no que diz respeito à pele. "As consequências vão desde envelhecimento, aterosclerose até doenças autoimunes. Nas células da pele, os açúcares dos alimentos de alto índice glicêmico fixam nas fibras de colágeno deixando as junções rígidas e danificando de maneira irreversível. Por isso a pele perde sua elasticidade e as rugas se instalam. Ou seja, quanto mais inflamatória for a alimentação, mais este processo é acelerado, por exemplo", complementa Caroline Miranda.

Quais são os principais alimentos inflamatórios que devem ser evitados?

A especialista afirma que "alimentos que utilizam altas temperaturas na produção e que necessitam de muitos conservantes para maior durabilidade pertencem ao grupo dos alimentos de maior poder inflamatório". Com isso, alguns exemplos como biscoitos industrializados, frituras e embutidos derivados de carne estão na lista dos alimentos inflamatórios que devem ser evitados. Veja a lista de quais evitar:

1. Frituras e alimentos muito gordurosos

Por serem ricos em gorduras saturadas, qualquer uma dessas opções pode fazer mal ao organismo se você consumir exageradamente. Além das sensações de desconforto, frituras e gorduras também são responsáveis por reduzir os níveis de triptofano no nosso organismo - aminoácido que ativa o hormônio da serotonina e que, se estiver em níveis muito baixos, pode causar mau humor.

2. Biscoitos industrializados

Os biscoitos industrializados que não são voltados para uma alternativa de snack saudável e que possuem muitos conservantes em sua composição também são considerados alimentos inflamatórios. A dica procurar por opções leves e realmente nutritivas que podem fazer bem ao organismo (mesmo que sejam consumidas em poucas quantidades).

3. Embutidos derivados da carne vermelha

Algumas carnes processadas como salame, presunto, bacon, linguiça e salsicha também devem ser cortadas da dieta. Embora proteicas, elas normalmente são ricas em sódio e podem aumentar o colesterol "ruim" (LDL).

4. Refrigerantes e bebidas alcoólicas

Extremamente ricos em açúcar, os refrigerantes e as bebidas alcoólicas (principalmente as mais fermentadas, como a cerveja) costumam contribuir bastante para o desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes. O melhor mesmo é substituí-los por opções mais saudáveis, feitas com o suco da fruta e outras alternativas!

5. Alimentos açucarados

Doces, sorvetes, caldas e qualquer outro tipo de alimento açucarado e industrializado são cheios do que chamamos de "açúcar invertido" - substância que faz muito mal para o organismo e que é produzida industrialmente para melhorar o sabor e a textura desses alimentos. Por isso, o ideal é que você guarde as opções açucaradas apenas para os finais de semana e tenha um consumo moderado delas!

 

Alimentos anti-inflamatórios: Veja como eles agem em nosso organismo!

 

Cansaço, dores nas articulações, imunidade baixa... Todos esses sintomas, que atrapalham e muito o nosso bem-estar, são causados quando há alguma inflamação no corpo. Por isso, dentre os principais tratamentos para manter um corpo ativo e livre de problemas, uma alimentação feita à base de ingredientes anti-inflamatórios pode fazer toda a diferença em sua qualidade de vida! Saiba mais sobre os elementos desse grupo alimentar e como eles agem no organismo.

A inflamação é um processo natural do corpo. É uma resposta do sistema imunológico, de defesa do organismo, a uma irritação local, lesão ou infecção, com a liberação de histamina. Os sinais clássicos são inchaço, vermelhidão e dor. Estudos comprovam que uma alimentação inadequada também produz e agrava as inflamações. A nutricionista Caroline Codonho explica como a ingestão de alimentos anti-inflamatórios age para prevenir esse problema:

"O consumo dos alimentos anti-inflamatórios nos auxilia a equilibrar o bom funcionamento do organismo, assim como dar suporte ao nosso sistema imune. Devem fazer parte do nosso consumo habitual e não somente quando estamos debilitados", ressalta a nutricionista Caroline Codonho.

5 alimentos anti-inflamatórios para acrescentar na sua alimentação

Gengibre: A raiz, com um sabor extremamente marcante, tem ação antioxidante no nosso organismo, ajudando na prevenção de doenças e auxiliando no combate ao envelhecimento precoce. Pode ser utilizado em sucos, chás, doces e cozidos de carne ou frango.

Cúrcuma: Essa especiaria também é um agente antissépitco, antibacteriano natural e um desintoxicante para o fígado. Para utilizá-lo, acrescente-a no final das preparações cozidas para ter o seu efeito potencializado.

Alho: O chamado "super alimento", é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina B6, C e selênio, que inibem a proliferação das células cancerígenas.

Limão: Fonte de vitamina C para o organismo, a fruta é responsável por fortalecer a imunidade. Para seu melhor uso, utilize a casca, que é a parte com maior quantidade de terpenos, as substâncias mais importantes e funcionais do alimento.

Mel: O doce alimento é uma boa fonte de minerais para o nosso organismo, tais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo, beneficiando a saúde do corpo de uma forma geral. É recomendado o consumo diário de 1 colher de chá ou acrescentá-lo em alguma fruta a seu gosto.

Receita de chá funcional para melhorar a sua imunidade

Ingredientes:

- 5 fatias de gengibre

- 2 dentes de alho

- 500ml de água

- Casca de 1 limão

- 1 colher sobremesa de mel.

Modo de Preparo: ferva os ingredientes por 10 minutos e adicionar o mel após coar.

 

Redação da Radio Terra FM 

Elmanoel Mesquita

Formado pela Universidade Federal do Pará (UFPa), Especializado em Bioquímica pela UFPa, Pós Graduado em Farmácia Clinica e Prescrição pelo Cesupa.

Consultor:

 

Caroline Cordonho

 

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL)

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!